(http://www.eucreioemmilagres.com.br)


“O programa de internação compulsória de viciados em drogas, do governo do Estado, começa hoje em São Paulo com expectativa de filas por causa da alta demanda de familiares em busca de tratamento forçado a parentes que não largam o vício.”

Reportagem da folha de São Paulo – segunda feira 21 de janeiro de 2013 

Familiares de viciados já buscam internação à força em SP
      
     
      Um novo programa para reabilitação de viciados entre em vigor hoje no estado de São Paulo com expectativa de filas enormes por parte dos familiares que buscam por tratamento para parentes viciados – diz reportagem.
      Diferente da involuntária onde o parente vai a um centro de atendimento e pede a internação. Um promotor tem 72 horas para analisar o caso, sem a necessidade de um juiz. Este programa – internação compulsória – está prevista na lei da psiquiatria e consiste na internação contra a vontade do dependente, ou seja, à força. Sendo necessária apenas que um médico assine um documento indicando que o usuário precisa ser internado. Neste caso sendo necessária outorga de um juiz.
      Em contra partida, ONGS defendem busca voluntária por parte dos viciados. A internação compulsória – dizem os que são contra – é considerada o ultimo recurso. É questionado também a infra-estrutura para atender a “demanda” considerando o aumento das “cracolândias”.
      Esse tipo de internação é comum na Europa e EUA, mas precisa haver estrutura – dizem especialistas. Que temem, também, a eficácia, pois, dizem que à taxa de recuperação desses usuários não são das mais otimistas...

(http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1217895-familiares-de-viciados-ja-buscam-internacao-a-forca-em-sp.shtml)


(http://www.eucreioemmilagres.com.br)