"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos 
lugares celestiais." (Efésios 6 : 12).






Vocabulário:
deixar de ser carne: andar fora do espírito.


          Quando vamos para fé temos que deixar de sermos carnais. Estar na fé [no espírito] mas na carne [fora do espírito] é como estar casado com alguém, mas vivendo como se ainda fosse solteiro- não vai prestar[!]. É como, também, estar torcendo contra o time local [carne; ou fora do espírito; ou inferno], mas com a camisa adversária "displicentemente" [ nova fé ou ser espiritual] - não vai prestar[!]. Se não aprendermos esta lição não estaremos pronto também para permanecermos com àquilo que recebermos por meio da fé. Esta lição é essencial para quem quer ser liberto, receber o Espírito Santo, ser abençoado na vida sentimental, financeira e em outras áreas também, pois, o diabo – nosso inimigo – se levantará em todas [!] para matar, roubar e destruir o que Deus – por meio da nossa fé – estar construindo. Por isso que quando vamos para fé temos que deixar de sermos carnais em nossas atitues.



"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis [agir conforme] a concupiscência [afrontas] da carne." (Gálatas 5 : 16)



         Muitas pessoas quando vão para fé se esquecem desta lição. E o diabo sabendo que esta, embora tivesse ido para fé, ainda é carne ele se aproveita disto para que ela saia da fé em Cristo e torne para o engano ou pense que Deus não está fazendo nada.



“Porque, se viverdes [agir conforme] segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”[RM 8-13].



         Se depois que vamos para fé, respondermos à linguagem espiritual da fé, na carne: morreremos, ou seja: se as minhas respostas [minhas atitudes] às repostas da linguagem da fé forem carnais [atitudes carnais] e não espirituais [atitudes no espírito] dificilmente viveremos na fé em Cristo e morreremos, pois, nossa luta não é contra a carne, mas, sim, contra as forças espirituais.



"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6 : 12).



         Portanto, aprendamos esta lição que não tem como viver pela fé respondendo as afrontas do inferno carnalmente, pois, mais cedo ou mais tarde iremos desfalecer. Se nós dizemos que fomos para fé, logo, nossas atitudes as afrontas do inferno não podem ser mais como antes como quem “dar um boi para não entrar em uma briga, e uma boiada para não sair dela [!]”. Não podemos responder as afrontas do inferno carnalmente depois que vamos para fé caso contrário morreremos sem ver a vida que Deus quer nos dar. 



 "E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo." [Ef 4 17-27]