"PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus."  (Colossenses 3 : 1)



      Se o Encontro com Deus é o encontro de Deus com o coração, e o Novo nascimento é o encontro de Deus com o Novo homem; o Batismo nas águas é o encontro do poder da ressurreição do Senhor Jesus dentre os mortos por meio das águas com o nosso espírito para que possamos vencer as concupiscência da carne.


"De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."  (Romanos 8 : 12-13)
  

·        1 - Conhecer a utilidade do Batismo nas águas é de suma importância para podermos afrontar as afrontas subseqüentes;

“QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?” [Rm 3-1]
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.


·        2 – Após o Batismo nas águas há na vida de todos um período de afrontas, porém, afrontar as afrontas por meio da palavra é necessário, importante e essencial para que vejamos o seu enorme poder ou, o poder da ressurreição de Cristo dentre os mortos em nossas vidas;

“... como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.” [ Rm 3 4].


·         3 – O Batismo nas águas é algo muito sério e poderoso. Participar das Coisas do Reino da Fé para sustentar vida errada – sem esforço e empenho para mudar – é trazer maldição para própria vida;


“Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. [ Rm 3 7-8]
      
·         4 – É importante quando for passar pelas águas fazer uma lista de tudo àquilo que você quer que morra [de preferência com uma oferta de arrependimento], visto que, o Batismo nas águas é sepultamento;

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado...” [ Rm 3-20]


"Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR. E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
"  (Levítico 1 : 3-4)
          

·         5 – Após o Batismo nas águas todos passam por afrontas - independentemente de onde você tenha saído – afronte as afrontas com Fé! Pois somos justificados pela fé que é a obediência a Cristo. E pronto!


“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.” [ Rm 3 21-22].


·        6 – Após o Batismo é essencial, importante, indubitável, insubstituível afrontar as afrontas com fé, determinação, força, vontade, certeza, convicção, dedicação, interesse, devoção, empenho etc. Não há capeta! Ou mal que não saia; [ O diabo trabalha com o medo porque ele sabe que Deus é GRANDE!]
  
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” [Rm 3 21-28]


·         7 – O poder da ressurreição de Cristo dentre os mortos em nossas vidas é visto assim - independentemente da onde você tenha saído – seja: devasso, idolatra, adultero, efeminado, sodomita, ladrão, avarento, bêbado, prostituição, feitiçaria... Tudo!! [Frutos dignos, reler capitulo 6];


"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;"  (Mateus 3 : 8)


·         8 – Após o Batismo nas águas temos que lutar e empenhar para alcançar àquilo que verdadeiramente queremos: nossa libertação para nossa salvação;

“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” [ Rim 4 3-5]

·         9 – As expressões de empenho, esforço, dedicação, devoção, de entrega naquilo que se quer e de – principalmente - permanência na fé em Cristo, interesse, a força de vontade – após o batismo nas águas ou na circuncisão – como, por exemplo, às do nosso pai na fé Abraão demonstrara maior justiça.


Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça.” [Rm 4 16-22].


·         10 – Após o Batismo nas águas é importante que o batizado saiba que está justificado, pois o Senhor Jesus – e graças a Deus – ressuscitou dentre os mortos para nos justificar de todo o mal e que a nossa parte é afrontar as afrontas e viver de fé em fé para desfrutarmos das bênçãos decorrentes da ressurreição;


“O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” {Rm Rm 4-25]


·         11 – É normal ou natural que o acusador apareça, mas é só usar a palavra ou afrontar as afrontas diariamente, pois, somos justificados pela nossa obediência Cristo;

“TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” [Rm 5-1]
   
·         12 – À obediência à obediência de Cristo nos justifica de qualquer coisa ;

“Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos” [ Rm 5-19];


·         13 – Todo empenho, esforço, dedicação, devoção, entrega, força de vontade não são em vão antes são preponderantes para vermos o grande poder da ressurreição dentre os mortos de Cristo;


“QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” [ Rm 6 1-3];


·         14 – Após o Batismo todo empenho para se andar em novidade de vida é oferta que agrada a Deus é faz com que o inimigo desista; além de experimentarmos a cada dia frutos da ressurreição de Cristo em nossas vidas;


“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição...” [Rm 6 4-6].


·         15 – A afronta vem porque o diabo sabe que estamos justificados, portanto afrontá-lo com o poder da justificação irá fazê-lo recuar;


“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado” [Rm 6 6-7];


·         16 – Afronte as afronta!;

“Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele” [ Rm 6-9]


·         17 – O diabo gosta ou trabalha muito com a acusação afronte-o também usando a palavra de Gênesis a Apocalipse que ele some ou desaparece! Afronte as afrontas!;

“Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.” [ Rm 6 10-11];


·         18 – Afronte as acusações do inferno ainda que venha no pensamento – Afronte as afrontas do inferno!

“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

” [Rm 6 12-14]

·         19 - Todo empenho contribuem para nossa santificação de todo mal;

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna” [ Rm 6 -22]


·         20 – Nenhuma condenação há! Pois estamos em Cristo Jesus. Afronte as afrontas!

“PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” [Rm 8 1-2]