INTRODUÇÃO: Podemos dizer com certeza que sem o Espírito Santo no comando, praticamente não haverá obra. Muitas igrejas têm usado Marketing, televisão, rádio, internet, tudo isto é uma forma usada pelo Espírito Santo na divulgação do Evangelho. Mas aqui neste estudo eu falo também da necessidade daqueles que estão ocupando cargo de liderança ter uma comunhão mais profunda como Espírito Santo. Pois com esta comunhão eles irão ser mais usado pelo Espírito santo para preparar a verdadeira igreja do Senhor. Ai sim terá quantidade, mas com qualidade. E também  poderemos voltar a viver os tempos Apostólicos, tempo de alegria, de comunhão, de amor, de sinais e prodígios e avivamento.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO: Jesus nasceu evidentemente foi criança, adolescente, jovem e adulto, como qualquer pessoa normal. Jesus não começou a obra antes do tempo determinado. Quando chegou o tempo de fazer a obra, Jesus precisou receber o Espírito Santo. Porque Senhor Jesus sem o Espírito Santo não poderia ter feito obra alguma.Lc. 3:13-17; Lc. 4: 1-17.
Jesus mesmo com o Espírito Santo e cheio de Poder, precisava de pessoas ao seu lado para ajudar. Alguém pode perguntar:- Como Jesus sábia qual era a pessoa certa para serem seus discípulos e Apóstolos? O Espírito Santo em Jesus fazia a obra e escolhia os seus discípulos e Apóstolos. IS. 11: 1 e 2; Jõ. 14: 8-10.
O ESPÍRITO SANTO E OS APÓSTOLOS: Os Apóstolos e discípulos de Cristo, quando andavam co Jesus, não necessitavam do Espírito Santo, pois Jesus era o Espírito Santo completo no homem fazendo a obra. Jõ. 3: 28-35; Mt.9: 14-17.
Porquê os discípulos não começaram a obra logo após Jesus ascender ao Céu? Por quê com certeza eles precisavam do Espírito Santo, o qual sem Ele seria impossível fazer a obra. Jõ. 14: 15-26; Atos 1: 1ao8.
Os Apóstolos agora cheios do Espírito Santo começam a administrar a Igreja, é o Espírito Santo nos Apóstolos, que manda separar e escolher diáconos. Atos. 6: 1-3.
OS DIÁCONOS E O ESPÍRITO SANTO: Podemos observar que os Apóstolos e discípulos não escolheram qualquer pessoa para Diácono. Mas dirigido pelo Espírito Santo somente homens cheio do Espírito Santo poderiam ser escolhidos para o diaconato. Atos 6: 3-5.
Vamos ver na Palavra de Deus, que os diáconos dirigidos e guiados pelo Espírito Santo, não são pessoas comuns, mas são homens cheios do Poder de Deus. Atos 6: 8; Atos 7: 55; Atos 8: 1 –8; Atos 8: 26-39.
O ESPÍRITO SANTO SEPARA PARA A OBRA: Quando o líder da igreja é um homem dirigido pelo Espírito Santo de Deus, ele vai ser usado para separar outros para a obra. Atos 13: 1-3; I Tm. 4: 6 – 14; II Tm. 4: 1-5.
Há uma grande diferença entre o obreiro separado pela vontade do Espírito Santo, e o obreiro separado pala vontade do homem. É o Dom. Dons Ministeriais: Ef. 4: 7-16; I Co. 12: 27 e 28. Dons Espirituais. I Co. 12: 1-11.
O ESPÍRITO SANTO RESOLVE OS PROBLEMAS DA IGREJA: Quando a igreja é conduzida por homens guiados pelo Espírito Santo de Deus, estes homens em comunhão com o Espírito Santo resolvem os problemas da igreja.Atos 15: 23-28; Atos 10: 19 e 20.
 O ESPÍRITO SANTO CONDUZ A DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO: O Espírito Santo é o principal responsável pela divulgação do Evangelho. É Ele que dá visão do Grande Evangelismo, Ele conduz o homem, a momento certo, e o lugar certo. Atos 16: 5-10; Ap. 22: 17.
O ESPÍRITO SANTO PREPARA A IGREJA PARA A VINDA DE JESUS: É o Espírito Santo na vida do líder que vai dar a ele a visão para a mensagem da vinda de Cristo. Ap. 3: 20-22; Ap. 22: 12; AP.3: 11; I Ts. 5: 2; Ap. 22: 20.
É o Espírito Santo, que está preparando a igreja para o dia da vinda de Cristo através dos ensinos de Santidade.IICo. 11: 2;Amós 4:12; Jõ. 14: 1-3.