"Os pensamentos do diligente [zeloso, aplicado, sábio], tendem só para a abundância [ fartura, prosperidade, sucesso], porém os [pensamentos precipitados] de todo apressado, tão-somente para a pobreza [Miséria, Escassez, fracasso, derrota] ." (Provérbios 21 : 5)



Pensamentos Negativos afetam o nosso estado de ânimo


Pensamentos negativos afetam o nosso estado de ânimo levando-nos a um profundo abismo onde não há luz, nem força, nem saída. A pessoa que se encontra entorpecida por pensamentos negativos, à tendência é que ela nunca conquiste nada; pois, os bons pensamentos é o alento da alma nos períodos de conturbação social.
Nada é tão ruim que os nossos pensamentos não possam piorar; ou seja, não há situações difíceis que os nossos pensamentos não dão um jeito de tornarem impossíveis de se resolverem. Os pensamentos negativos tornam impossíveis de se resolver situações difíceis, pois, o mau pensamento debilita o vigor da alma: o ânimo. Fazemos como diz o adágio: “tempestade em um copo da água”. E isto acontece porque os nossos pensamentos focam a dificuldade do problema. Quando passamos por uma situação de difícil resolução, é comum recebermos em nossa mente uma “avalanche” de pensamentos negativos – que debilita o vigor da alma. E os pensamentos negativos afetam o nosso estado de ânimo; ou seja, a nossa atitude diante do problema. E se não tem ânimo para resolver o problema, o problema se torna insolúvel, pois, o ânimo é o “agente” ativador do ser; ou seja, nos faz ter força para superar o obstáculo.
Portanto, cuidemos dos nossos pensamentos para que estes não venham a nos desmotivar quando aparecer situações de difícil resolução; porém, não insolúveis. Como já mencionado – nada é tão ruim que os nossos pensamentos não possam piorar. Quando aparecer às dificuldades não olhe para ela como um “bicho de sete cabeças”, mas como uma oportunidade de através dela fortalecer o nosso caráter, nossa pessoa, sermos mais pacientes com nos mesmo, e, assim, arraigar dentro de nós que: só o impossível é impossível.