Como Faço para ouvir a voz de DEUS ou sua direção sobre tudo! E não ficar perdido[a] sobre minha vida !?



"O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem."  (I Samuel 3 : 8)

“Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma"  [ Sl 143-8]


“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". [ Rm 3-16]



            Antes de irmos direto ao assunto, uma breve introdução sobre este assunto ou tema tão maravilhoso de se ler e escrever. Ouvir a voz de Deus é questão de reconhecer a sua voz; e para isto, é questão de ter comunhão com Ele. Para os que querem e tem este interesse uma notícia excelente: Não é difícil. O maior segredo mesmo é este: Comunhão com Deus diariamente para podermos reconhecer a sua voz quando Ele estiver falando. Deus fala com todos. Não é questão de ficar dizendo: "Deus quero te ouvir" e, sim, de ter comunhão diária com Deus para poder reconhecê-lo quando Ele estiver falando com você - principalmente - para poder te sustentar nesta caminhada longa, pois, Ele sabe como falar com cada um o problema é que a pessoa não sabe como Ele fala com ela. E é bom que aprendamos isto que é tão fácil! Para que Ele possa nos guiar e nos sustentar.



Algumas dicas e conselhos: 


  • 1 - Quem tem dificuldade em ouvir são exatamente os que têm dificuldade em tirar um tempo/diariamente para ficar com ELE;

"...Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."  (Salmos 1 : 2)

  • 2 - Andar separado diariamente;

"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."[Sl 1-1]

  • 3 - Para nossa alegria! – Deus fala com a gente diariamente, porém, quando estamos na carne [Fora do espírito] não percebemos;


"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" [JO 4-24]


  • 4 - Abrir o coração diariamente para DEUS nos torna mais íntimos, sensíveis a sua voz; além de mais espirituais também [quanto mais íntimo é o segredo mais íntimos seremos DELE].

"Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade."  (Provérbios 3 : 32)

  • 5 - Deus é Espírito. E a comunhão, relacionamento, a convivência, a comunicação, a amizade, a afetividade, a intimidade, a familiaridade, o convívio diário DELE é com o espírito e, não, com a carne;

 "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito."[JO 3-6].


  • 6 - Observação: o espírito é para a unicidade com DEUS [Rm 8-16]. A carne é para a unicidade com sua idônea ou esposa [Gn 2-23] [Deus não tem comunhão na carne de ninguém! Nunca! Jamais! em hipótese nenhuma! que quer ter é o diabo! “Gl 5-17”]. E a alma é para unicidade com a salvação que é DEUS. [É importante saber isto]; 
 "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." [Rm 8-16]



"E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada." 
[Gn 2-23]

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."[Gl 5-17].

  • 7 - Se andarmos em comunhão Espírito/espírito diariamente com Deus com tempo fica fácil, fácil ouvi-lo ou discernir sua voz das demais; 
"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."[Rm 8-13].


  • 8 - Deus é poderoso para falar de várias maneiras e formas a pessoa só tem que ter comunhão com Ele e ficar no espírito e vai saber como Ele fala com ela.

"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais...” (Hebreus 1 : 1) 

  • 9 - Quando se anda no Espírito/espírito com DEUS, Ele pode “falar de várias maneiras”. ELE pode usar  quem Ele quiser para falar[!][É muito forte!] exemplos: Bíblia, rádio, família, chefe, patrão, convertidos, não convertidos, ateus, incrédulos, gnósticos... Tudo! É segundo a comunhão e fé da pessoa com Ele [Hb 1:1]. 

"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais...” (Hebreus 1 : 1) 

  • 10 - O que interessa não é quem está falando e, sim, o que DEUS testifica, assegura, confirma, comprova, afirma... Em nossa comunhão de Espírito/espírito quando falam! [ Por isso que é de suma importância ter muita! Comunhão com DEUS. Aí não tem erro]; 

"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." [Rm 3-16]

  • 11 - Quando chegarmos lá... Um dia... Na perfeita comunhão. Ainda que estejamos em lugares que preguem a dúvida[!] de DEUS sairemos de lá: rendidos pela sua grandeza! Poder! Entregues! Mais do que convertidos! Cheios da certeza! Com nossas dúvidas convertidas! Com nossas dúvidas crendo em DEUS! Com nossas dúvidas pregando a fé em DEUS! Com nossas dúvidas professando a fé! 


"...  Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.."[Jo 17]


  • 12 - Como disse anteriormente: Não interessa o que dizem e, sim, o que DEUS Testifica, assegura, confirma, comprova, afirma... Em nossa comunhão Espírito/espírito quando falam! Esse é o segredo principal para quem quer ouvir ou ter certeza de tudo[!]: Comunhão com Deus diariamente. 

 "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." [Rm 8-16]


  • 13 - É um processo diário. Não precisa correr ou ficar ansioso para querer aprender logo. Com interesse, devoção, dedicação em pouco tempo ver-se-á grandes resultados. 

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."  (Jeremias 29 : 13)

  • 14 - Outra dica interessante é: faça uma retrospectiva ou uma reflexão de quantas vezes DEUS já falou com você e não O percebeu ou reconheceu.

" E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."[Mt 16 13-16].


  • 15 - Para de pensar que só o diabo usa os outros como se Deus não pudesse usá-los também [discernimento]; 

 "NO princípio criou Deus os céus e a terra" [Gn 1-1].

  • 16 - A comunhão é tudo!

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém."  (II Coríntios 13 : 13)

  • 17 - Intimidade diária. Só forcem o relacionamento com DEUS diário! 

"Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade."  (Provérbios 3 : 32)
  • 18 - Mais uma vez: Deus fala de várias formas e maneiras é questão de comunhão mesmo;

"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais...” (Hebreus 1 : 1) 

  • 19 - Deus trabalha por meio da fé: 

"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." (Romanos 14 : 22) 

  • 20 - Alerta! Cuidado com a voz do “coração” quando não se é liberto, pois, o diabo também fala no coração das pessoas. Na unicidade de espírito Não! Nunca e jamais. Por isso ele prende o “espírito das pessoas” para que não se unam a DEUS. Tudo é no espírito. E na comunhão é o segredo!

"Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento [espírito] à obediência de Cristo;"  (II Coríntios 10 : 5)