"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento." (Hebreus 5 : 12).



          Todos os que são da fé iniciam a suas vidas como “bebês” em Cristo, mas o Reino de Deus é algo progressivo, que progride, que cresce em nossas vidas quando absorvemos o que a nós é ensinado, ou seja, precisamos absorver com mais devoção [dedicação íntima] o que a nós estar sendo ensinado para que assim possamos crescer juntos com o Reino de Deus. Não só o Reino de Deus, mas nós co-participantes deste crescimento também; de outro modo, permanecer um infanto-espiritual por muito tempo poderá resultar em um desfalecimento ou afaste da fé em Cristo.




"Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir.
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." 
[Hebreus 6:1-12].



        O escritor da carta aos Hebreus exorta enfaticamente ao povo daquela época que pelo tempo que eles tinham de doutrinação de fé eles não podiam estar cometendo semelhantes erros aos que estão começando na fé ou, como quem está nos primeiros “copos de leite”. E que permanecer um infanto-espiritual por muito tempo por falta de devoção própria poderia resultar no desfalecimento da própria fé. A bíblia diz que o leão anda bramando à procura de pessoas assim.



"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar [engolir, fazer desaparecer, mastigar, devorar];" (I Pedro 5 : 8) 




          A falta de devoção, dedicação, empenho, compromisso, grande interesse, insistência da própria pessoa acaba sendo o fator diferencial para a falta de crescimento da mesma e, ainda, para que ela não saia do estágio de infanto-espiritual e progrida tomando assim posse das bênçãos das Coisas do Reino da Fé.



“E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” [Ap 31-2]


              Portanto, crescer na fé é de suma importância por vários motivos dentre eles aprendemos com precisão os principais fundamentos da fé que são: entrega da vida, fidelidade; dízimo/ofertas voluntárias; arrependimento/conversão; santa ceia; batismo nas águas; novo nascimento; encontro com Deus; salvação; Espírito Santo; andar no espírito diariamente, etc. Fundamento estes essenciais para que tomemos posse das bênçãos das Coisas do Reino da Fé. O infanto-espiritual não está preparado para receber grandes coisas a não ser que ele se prepare diariamente para que assim Deus possa honrá-lo em tudo, pois este concerteza terá o cuidado diário para não tornar aos primeiros rudimentos da fé ou atitudes estereotipadas de quem está nos primeiros “copos de leite”.




“POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus..” [Hb 6-1]