É o máximo isoladamente que chama a atenção de Deus ou, o máximo na condição de entrega que chama a sua atenção? Pois, se é o máximo na condição isolada, logo, já não é mais a condição de entrega e, sim, o máximo na condição isolada. Agora, pois, se é o máximo na condição de entrega, então, é um erro crasso nosso considerar o máximo na condição isolada como se sobrepujasse o máximo na condição de entrega, pois, nos leva a atentar mais para o sacrifício do que o sacrifício em sua condição real: o sacrifício na condição de entrega ou o nosso máximo na condição de entrega – como Abraão.



"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito." (Hebreus 11 : 17).



          Abraão quando deu o seu máximo no altar de Deus não foi na condição isolada e, sim, na condição de entrega da vida. Por isso que Deus não lhe negou nada, mas o abençoou de forma abundante. Não só Abraão, mas, também, os que fossem da mesma fé dele: fé na condição de entrega e, não, o máximo na condição isolada.



"Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações." (Gênesis 17 : 9).



        O máximo de Abraão foi nesta condição por isso que teve tanta repercussão ou poder. Antes de ir com este sacrifício para o altar - Abraão - já havia ido com outros que chamaram a atenção de Deus, pois, cada sacrifício que fazemos no altar Dele tem a sua importância e valor, por exemplo: se Ele ainda é o primeiro em nossas vidas, se temos outros deuses além daquele que é O único, se o nosso coração está nas coisas neste mundo ou Nele, se estamos ainda na mesma condição que começamos – à de entrega.



"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hebreus 11 : 8).



       Portanto, quer sacrifiquemos isto ou àquilo para Deus não nos esqueçamos disto: que Ele espera que façamos sim os sacrifícios, porém, sempre nesta condição – na condição de entrega. Pois, este era o maior segredo de Abraão. Todos os seus sacrifícios foram nesta condição - se ele se afastasse desta - seria como Davi, que embora fosse segundo o coração de Deus, se afastou desta condição mesmo tendo feito grandes sacrifícios para Deus, mas no fim – nisto fica claro a importância desta condição – Ele torna para o que era mais importante: a condição de entrega.




"Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares." (Salmos 51 : 4)