A palavra Vida - no dicionário Aurélio -  dentre alguns significados temos este: “O espaço de tempo que decorre desde o nascimento até a morte”. Sendo assim, podemos dizer que a expressão entregar da vida - em nosso contexto da fé - pode significar: Entregar em obediência o espaço de tempo que compreende ou decorre desde o nascimento [Entrega da vida a Deus] até a morte [O fim de nossas vidas na[!] fé.].



“... De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou [Abençoou] soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome...”[Fl 2 5-9].



Tipos de Obediência:




O que é sujeito ao mandamento. 




"E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se?" [Lc 18 18-26].


O que é sujeito à Autoridade.




"E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé." [Mt 8 5-10].




Frutos dos que Não entregaram a vida [sujeito ao mandamento]:



· Não é fiel nos dízimos e nem nas ofertante voluntárias, visto que, à precisão desta fidelidade nada mais é do que à prefiguração da obediência que Deus espera daqueles que lhe entregaram a vida;


"Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas."[Ml 3- 6-7].


· Independente;


"Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias...; [JO 21-18];


· Ele serve a dois ou mais senhores


"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."  (Mateus 6 : 24)


· É indefinido, inconstante, incerto, instável, variável, mudável, infiel, ou seja: semelhante à onda do mar;


"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte."  (Tiago 1 : 6).


· No que diz respeito a fé em Cristo ele [a] é Inconfesso [Mt 26-34], ou seja: não é declarado, manifestado [Tg 1-22], praticado [Mt 10-32];



"Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus."  (João 19 : 38)


· No que diz respeito aos Laços: afetos-familiares, amizades, coleguismos, mundanos, sentimentais, emocionais, materiais, espirituais etc. Ele é Irresoluto. Não é resolvido. É indeciso. Não se desligou ainda verdadeiramente dessas pessoas;


 "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." [MT 10-37].



· Não toma sua cruz, ou seja: não peleja pela sua salvação lutando contra seus problemas “intrapessoal” ou “interpessoal” por meio da fé;


 "E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim"[Mt 10-38].


· Em momento de tribulações, angústias, perplexidades, desânimos, perseguições, abatimentos, perdas, etc – Ele retrocede;


 "Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele." [JO 6-66].


· Não Obedece diariamente ao “Espírito Santo de DEUS”;


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;"  (João 10 : 27)


· Ele só é sujeita ao mandamento, e não a voz do Espírito Santo, ou seja,  ele é parcial em sua obediência e em sua entrega;


"E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me." [Lc 18 18-26].



· Ele é independente de DEUS, mas dependente do homem;


"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" [Jr 17-5].


· Ele não[!] entrega em obediência diária o espaço de tempo que compreende ou decorre desde o nascimento [o dia da entrega] até a morte.


"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." [Fl 2-8]


Frutos dos que entregaram a vida [ sujeito a uma Autoridade].



  • · É fiel nos dízimos e nas ofertas - lembrando que - à precisão desta fidelidade nada mais é do que à prefiguração da obediência que Deus espera daqueles que lhe entregaram a vida;

"Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas."[Ml 3- 6-7].
  • · Dependência;
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."  (Romanos 8 : 16)

  • · Só há um DEUS na vida deste;
  "Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."[EF 4-6].

  • · Ele é definido na sua fé em Deus;

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor". [ Rm 8 35-39].

  • · No que diz respeito à fé em CRISTO, ela é pratica, ou seja, semelhante ao homem sábio que edificou sua casa sobre a rocha;

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;"  (Mateus 7 : 24)


  • · No que diz respeito aos Laços: afetos-familiares, amizades, coleguismos, mundanos, sentimentais, emocionais, materiais, espirituais etc. Ela[e] é resoluta!;

"Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim."  (Mateus 10 : 37)


  • · Paga o preço da sua cruz [salvação] e ainda encontra [vida com abundância] por meio da fé;
"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma."  (Hebreus 10 : 39)
  • · Ela não retrocede:
"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos..."[ 2 cor 4 7-9]


  • · Obedece a voz do ESPÍRITO SANTO diariamente;

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."  (Romanos 8 : 13)


  • · Ela é sujeita à Autoridade de DEUS;


“Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz” [Mt 8 5-10].

  • · Ele é independente do Homem, mas dependente de DEUS;


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." [JO 10-27].
  • · Ela entrega em obediência diária! O espaço de tempo que compreende ou decorre desde o nascimento [o dia da entrega] até a morte;

 "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.[Fl 2-8]"