“Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.” [1 cor 3 10-14]

  
Bem fundamentado


          Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto por meio da fé nem o diabo com suas dúvidas, medos, inseguranças etc. Que o nosso inimigo anda por aí a solta procurando a quem tragar isto não é novidade para ninguém [1 Pe 5-8], mas o problema é saber como ele procurará nos tragar, visto que, depois que vamos para os caminhos da salvação a luta – nesta vida terrena – é diária.


"Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;"  (Hebreus 3 : 13)


            O diabo trabalha diariamente – do lado de fora – para tentar pôr outro fundamento além do que já está posto por meio da nossa caminhada na fé: Entrega da vida, Obediência, fidelidade nos Dízimos/ofertas, Novo nascimento, Encontro com Deus, Libertação, Salvação, Espírito Santo etc. O diabo percebendo estes fundamentos em nossas vidas postos por meio da nossa fé em Cristo, ele começa a trabalhar para por outros fundamentos dúvidas, inseguranças, medos, incertezas... Para que por meio desses fundamentos mentirosos, enganosos, falsos ele venha criar novos caminhos visto que todos os outros estão fechados.  

         "Não deis lugar ao diabo."  (Efésios 4 : 27)

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)



               O diabo trabalha – quando está do lado de fora – muitas das vezes por meio dos pensamentos errados para que por meio desses venha ter alguma tipo de acesso em nossas vidas ou até mesmo provocar algum tipo de descontrole emocional em nossa fé, mas Deus é maior por meio da sua palavra nos munindo sobretudo com o escudo da fé para que possamos apagar todos os dardos inflamados enganosos do inferno.


"Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno."  (Efésios 6 : 16)


              Ser bem fundamentado na fé é de suma importância para que possamos resistir qualquer outro tipo de fundamento do inferno em nossas vidas. Ser bem fundamentado não significa ser só bem alicerçado nas promessas vindouras divinas, mas ter ciência daquelas que o Altíssimo já nos fez, ou seja, dar graças, glorias e aleluias e reconhecimentos periódicos das obras que Deus já nos fez para que quando vier o ingrato [o diabo] nos afrontar com seus fundamentos, ele venha se deparar com seres bem fundamentados, ou seja, que saibam o que há dentro si.


“E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” [Lc 17 12-19].



                Portanto, ninguém pode pôr outro fundamento além daquele que já está posto quando temos ciência daquilo que há dentro de nós e para se ter esta certeza é questão de reconhecimento das obras de Deus em nossas vidas. Dar-lhe graças, glorias e aleluias periodicamente pelas obras Dele em nossas vidas far-nos-á seres bem fundamentados, ou seja, seres que sabem o há dentro de cada um de si. Para que quando vier o que semeia outro fundamento venha se deparar com seres que tem ciência das obras de Deus em suas vidas ou, dentro de si mesmos.



“Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.” [1 cor 3 10-14]