O Espírito Santo é o selo da nossa salvação, mas não garantia dela. A garantia do selo da minha salvação é o mesmo que garante o Novo Nascimento, o Encontro com Deus, a libertação, a vida sentimental, a vida financeira, o futuro... : “Sou Eu”- quando - não vivo de qualquer jeito, obedeço, sou fiel, ando no espírito, vigio, ando na dependência, definido, separado, com propósito de salvação em primeiro lugar etc.


      “E não te [Eu] desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires”. [  Dt 28 - 14 ]


 “Sois vós [Eu] tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”[Gl 3- 3]



           O Espírito Santo de Deus tem um papel fundamental tendo à sua concepção, o dia do seu nascimento em nossas vidas, o voltar daquela face: à mesma de Abel ainda nos dízimos e nas ofertas.


"E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta." (Gênesis 4 : 4)


“Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.[Ml 3 7-8].”



        Muitos desconhecem à concepção de Deus em nossas vidas, mas esta passagem é clara ao dizer que “Deus torna para nós”. Mas torna com a qual finalidade?


"Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará." (Salmos 145 : 19)



        Portanto, a palavra de Deus é clara ao dizer sobre o primeiro pensamento de Deus que é “salvar”. Se o meu pensamento - no tocante a salvação – não for o mesmo que o de Deus: Posso até ter tudo! Mas, ser um forte candidato a terminar sem nada ou sem o selo da minha salvação. Visto que Ele, O Espírito Santo, sendo o selo da nossa salvação não pode garante-la sem o empenho, fidelidade, obediência e colaboração do nosso “Eu”. Mas, tendo a colaboração disto tudo[!] que precisamos virá.



“E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus...”[Dt 28 1-2].




Confira vídeo onde o Bispo nos alerta sobre isto.