“Jesus continuou: - Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador [Consolador; Ajudador; Conselheiro...], o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.” [JO 14 15-16]. [NVI]



       Relevâncias são considerações ou observações feitas acerca de algo ou alguma coisa. No nosso caso é sobre alguém o “Espírito Santo de Deus”. Algumas relevâncias na hora de buscar, de receber, cuidados e outros serão esclarecidos aqui para os que o buscam e, também, para os que procuram saber mais sobre este que é semelhante ao grão de mostarda que dentre todas as sementes é a menor mais quando cresce torna-se a maior dentre todas as sementes [Mt 13-32]. 
      No antigo testamento onde é notória à atuação do Deus Pai em favor do povo é também notória à dificuldade que o povo tinha de reconhecê-lo com afeto, inclinação, amor e obediência embora o visse manifestar de várias formas e maneiras.
     No Novo Testamento com O Senhor Jesus era a mesma coisa embora este se manifestasse de várias formas e maneiras em favor do povo este – o povo – não o reconhecia também com afeto, inclinação, amor e obediência para que pudesse receber o que podemos chamar de “o Melhor de Deus”.
     E, com o Espírito Santo, em nossos tempos,  também é a mesma coisa embora Deus opere por meio de nossa fé em nosso favor para curar, libertar, salvar... Demoramos um bom tempo para podermos reconhecê-lo com afeto, inclinação, amor e obediência diária para que assim possamos receber àquele que podemos chamar de “o melhor de Deus” para nossa alegria e salvação.    
       Então, sabendo isto, escrevamos então algumas relevâncias sobre o que podemos chamar de “O Melhor de Deus” para nossa salvação.


“Nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” [2 cor 1-22].



100 Relevâncias sobre o “melhor de Deus” o Espírito Santo.



1. O Senhor Jesus é quem batiza a pessoa com o seu Espírito;

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei."  (João 16 : 7)

2. O Senhor Jesus por meio do seu Espírito é quem nos guiará em toda verdade seja esta: o Arrependimento, Conversão, fidelidade nos Dízimos, Santa ceia, Batismo nas águas ou um Novo batismo nas águas, Novo nascimento, Encontro com Deus, Batismo com o Espírito Santo...


"Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."  (João 16 : 13)

3. O Espírito Santo vem antes do batismo para que possamos ser batizados ou selados sendo, é claro, o Senhor Jesus o tutor deste batismo;

"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."  (João 16 : 8)

4. O Senhor Jesus é o tutor [Indivíduo legalmente encarregado de tutelar alguém.], ou seja: esta autoridade lhe foi conferida por lei ou por testamento para administração dos bens das Coisas do Reino de Deus - a última palavra é Dele.


“Jesus continuou: - Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador [Consolador; Ajudador; Conselheiro...], o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.” [JO 14 15-16]. [NVI]

5. À concepção da presença de Deus, o nascimento Dele em nossas vidas, o voltar daquela face - à mesma de Abel - em nossas vidas começa na fidelidade nos dízimos cuja precisão ou exatidão desta nada mais é do que a prefiguração daquilo que ainda não existe, mas há de existir à obediência de vida diária que é a entrega de vida.


"E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta."  (Gênesis 4 : 4)

Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. [Ml 3 7-8]

6. O Espírito Santo só vem quando estamos debaixo da obediência e fidelidade, ou seja, não existe preservação do Batismo com o Espírito Santo na infidelidade ainda que seja nos dízimos ou na desobediência e desleixo para com nossa vida com Deus.

"Não extingais o Espírito."  (I Tessalonicenses 5 : 19)

"Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?"  (Gálatas 3 : 3)

7. O Batismo com o Espírito Santo começa – como já foi dito anteriormente – na entrega de vida tendo como frutos dignos de uma entrega: fidelidade nos dízimos e ofertas voluntária, fidelidade para com os exercícios da fé para o fortalecimento do espírito para salvação e posse de uma vida com abundância [campanhas de fé, votos, propósitos e sacrifícios...], arrependimento, conversão, Santa Ceia, Batismo nas águas, Novo nascimento, Encontro com Deus, salvação: Batismo com o Espírito santo...


“Jesus continuou: - Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador [Consolador; Ajudador; Conselheiro...], o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.” [JO 14 15-16]. [NVI]


Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.
Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar. [SL 65 4-5].

8. Deus tem que está acima de tudo: riquezas;

“E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico”. [Lc 18 18-23].


9. Deus tem que está acima de tudo: família;

"Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim."  (Mateus 10 : 37)

10. Deus tem que está acima de tudo: vida sentimental;

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."  (Mateus 6 : 21)

11. Deus tem que está acima de tudo: mundo;

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” [Rm 8 35-39]

12. Quem busca ter uma comunhão diária com Deus vai perceber que tudo isso acima não é nenhum sacrifício;

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."  (Jeremias 29 : 13)

13. Buscar a Deus de todo o coração é buscar a Deus por meio da comunhão diária;

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. [Os 6-3]

14. Não é por força [sem usar à inteligência], mas por meio Espírito [espírito inteligente];

"E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos."  (Zacarias 4 : 6)
15. Deus prepara à casa para poder fazer morada nela: corpo, alma e espírito;

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo."  (I Tessalonicenses 5 : 23)

16. Deus em espírito com a própria pessoa prepara-la-á para o dia do Batismo;

SE o SENHOR não edificar a casa [por meio de uma comunhão], em vão trabalham [pois não usam a inteligência] os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

17. Quando se faz corretamente o Espírito Santo vem naturalmente;


"E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos."  (Zacarias 4 : 6)

18. Andando no espírito Deus nos guia para que possamos recebê-lo;

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."  (Romanos 8 : 13)

19. Examinem-se a si mesmos para descobrirem quais são a suas motivações para tê-lo e apresentem para Deus e descobrirão se há alguma motivação descabeçada, errada, errônea etc.


“ Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” [Gn 4-7].
20. Se humilhar: lembrando que se humilhar significa tornar-se humilde, se diminuir perante Deus, não se altivar perante as Coisas do Reino da Fé etc;

"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."  (Lucas 14 : 11)

21. Não dizer que o queremos apenas de boca, mas de atitude;

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos."  (Tiago 1:
22. Tem que haver entrega de vida por parte da pessoa;

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu [ Entrega por parte de Deus] o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. [JO 3-16]

 23. Tem que haver obediência diária;

"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;"  (Hebreus 5 : 9)

24. Tem que haver fidelidade ou obediência nos dízimos/ofertas que são frutos dignos de uma entrega;

Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. [Ml 3 7-8]

25. Tem que haver seriedade para com os exercícios da fé;


Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.
Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar. [SL 65 4-5].


26. Tem que haver sinceridade para com Deus;

"Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade."  (Provérbios 3:32)

27. Tem que haver um temor, fidelidade, respeito no participar do Sangue e do pão [ Santa Ceia ] Deixar de Participar da Santa Ceia – independente do motivo – Jamais!

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."  (João 6 : 54)

28. Tem que ter passado pelas Águas Batismais;

"PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus." (Colossenses 3 : 1)

29. Tem que ter tido um Novo Nascimento, ou seja, só após o Novo Nascimento do novo ser;


“... E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou...” [Cl 3]


"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."  (João 3 : 3)

30. Tem que ter tido - após o Novo Nascimento -  um Encontro com Deus;


"Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará."  (II Coríntios 3 : 16)


31. Vem depois do Encontro com Deus;

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei."  (João 16 : 7)

32. É o selo da salvação, mas a garantia somos nós quando permanecemos no mesmo amor e obediência;

"O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."  (II Coríntios 1 : 22)

33. O cuidado que temos com nossa obediência a Deus, com a nossa fidelidade para com as Coisas do Reino da Fé, com nosso Novo Nascimento e Encontro com Deus... É o mesmo que havemos de ter com o Espírito Santo da nossa salvação. Examinem-se nisto [!];

"E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora [ se não vigiar] foram assoladas tantas riquezas."  (Apocalipse 18 : 16)

34. O Batismo com o Espírito Santo é consequência de uma busca de obediência de vida dentro e fora da igreja;

     "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos."  [Tiago 1 :22]

35. O cuidado para não deixar de fazer esta chama arder dentro de nós vem antes do Batismo com o Espírito Santo e é fundamental para que possamos recebê-lo, pois, se não temos zelo antes quanto mais depois;

"Não extingais o Espírito."  (I Tessalonicenses 5 : 19)

36. As campanhas de Fé como o jejum de Daniel, propósitos de fé ,votos de fé, servir a fé de alguma forma... São, também, formas essenciais para fazer esta chama arder cada dia mais e mais.


“É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.” [Mc 4 31-32]


37. É necessário que haja uma busca com zelo de vida e entrega diária;

"Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."  (I Coríntios 12 : 31)
38. É necessário que haja um coração constantemente limpo de mágoas e outros sentimentos negativos;

"O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."  (II Coríntios 1 : 22)

39. É necessário que haja frutos dignos, convincentes, adequados, apropriados de quem o quer de fato para a vida toda;

"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;"  (Mateus 3 : 8)

40. A forma como olhamos para Ele faz toda diferença também;


"E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo."  (Marcos 8 : 29)

41. Depois que o recebemos não há motivos para acomodarmos visto que Ele é semelhante ao Reino de Deus que Cresce em nossas vidas de forma espiritual!!!! De forma espiritual!!!


“Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.” [Mt 13  31-33]

42. A falta de visão para com o Espírito Santo pode ser prejudicial a caminha da fé de qualquer um;

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."  (Salmos 119 : 105)

43. Temos que ter – antes e depois do Batismo – comunhão diária por amor com àquele que há de estar conosco até o fim ou para sempre;


"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"  (João 14 : 16)

44. Tenhamos sempre o cuidado com o enganador que gosta de se fazer pelo o Espírito Santo para entrar em nossos corações por isso a importância de conhecê-lo;

"E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?"  (Mateus 7 : 9) 

45. Não esperem sentir nada: arrepio, calor, um ventinho... porque a testificação é no espírito onde Deus tem comunhão;

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim."  (João 15 : 26)

46. Não fiquemos preocupados em falar em línguas, mas concentremo-nos em buscar o Espírito Santo para não sermos enganados, pois, buscar o Espírito Santo sem inteligência: é como atravessar uma “via expressa” movimentada sem olhar para os lados [!] e ainda sem faixa de pedestre [!], ou seja, tem que se ter sempre o cuidado.


"Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer."  (Mateus 10 : 19)

47. O selo de Deus é em nosso coração, e não na carne ou na alma;

O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."  (II Coríntios 1 : 22)

48. Se preparar para recebermos a benção do Espírito Santo em nossas vidas irá, também, nos auxiliar para que o recebamos sem nenhum tipo de dúvida;

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim."  (João 15 : 26)

49. Ninguém conhece ao Pai a não ser o Filho, e ninguém ao Filho verdadeiramente a não ser o Espírito Santo que revela O Senhor Jesus aos nossos corações;


"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim."  (João 15 : 26)


"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."  (Romanos 8 : 16)



50. O Espírito Santo revela o Senhor Jesus aos nossos corações quando o buscamos em reuniões – por exemplo – quarta-feira, domingos, vigílias e propósitos de Daniel;


Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.
Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar. [SL 65 4-5].

50.1. Para buscarmos e recebermos o Espírito Santo nas reuniões não depende das palavras bonitas, ser verboso eloqüente, retórico... E sim conhecermos quem estamos buscando por meio da palavra, ou seja, convidar o Espírito Santo usando a palavra de Deus é o que faz toda diferença.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”  (Hebreus 4 : 12)

51. A palavra diz que Ele é o Bom Espírito;


"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana."  (Salmos 143 : 10)

52. Consolador;

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"  (João 14 : 16)

53. O Espírito;

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"  (Efésios 5 : 18)
54. O Santo;

"E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo."  (I João 2 : 20)

55. Paráclito;

[ Paráclito ou Paracleto (grego koinéπαράκλητος - paráklētos; em latim:paracletus) significa "aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte] [fonte wikipédia]

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"  (João 14 : 16)
56. Adoção;

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."  (Romanos 8 : 15)

57. Espírito do amor;

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."  (II Timóteo 1 : 7)

58. Espírito do conhecimento;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)
59. Espírito de conselho;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)

60. Espírito de Cristo;

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele."  (Romanos 8 : 9)


61. Espírito de Deus;

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."  (Gênesis 1 : 2)

62. Espírito de Entendimento;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)

63. Espírito de Fortaleza;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)

64. Espírito de Sabedoria;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoriae de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)

65. Espírito do Senhor;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)

66. Espírito do Temor do Senhor;

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."  (Isaías 11 : 2)

67. Espírito da verdade;

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."  (João 14 : 17)

68. Água viva;

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."  (João 7 : 38)

69. Fogo;

"De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo."  (Salmos 78 : 14)

70. Óleo;

"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."  (Salmos 23 : 5)

71. Pomba;

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."  (Mateus 3 : 16)

72. Selo;

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."  (João 6 : 27)


"O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."  (II Coríntios 1 : 22)

73. Vento;

"E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados."  (Atos 2 : 2)

74. Abre os Céus;

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."  (Mateus 3 : 16)

75. Consolo;

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"  (João 14 : 16)

76. Convence do pecado;

     "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."  (João 16 : 8)

77. Dá acesso ao pai;

"Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito."  (Efésios 2 : 18)

78. Faz dar frutos;

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."  (Gálatas 5 : 22)

79. Dá ousadia para falar de Jesus;

"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."  (Atos 4 : 31)

80. Ressuscitará nossos corpos mortais;

"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita."  (Romanos 8 : 11)

81. Derrama o amor de Deus em nossos corações;

"Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."  (Romanos 8 : 8)

82. Ensina;

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."  (João 14 : 26)

83. Flui do coração;

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."  (João 7 : 38)


84. Usa-se para expulsar os demônios;

"Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus."  (Mateus 12 : 28)
85. Guia;

            "E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro."  (Atos 8 : 29)

86. Inspira;

 "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"  (II Timóteo 3 : 16)

87. Intercede por nós;

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."  (Romanos 8 : 26)


88. Habita em nós;

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."  (João 14 : 17)

89. Justifica;

"E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus."  (I Coríntios 6 : 11)

90. Revela a vontade de Deus para as nossas vidas;

"O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;"  (Efésios 3 : 5)

91. Santifica;

"Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,"  (I Pedro 3 : 15)

92. Testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus;

"Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,"  (I Pedro 3 : 15).

93. É Lâmpada para os nossos caminhos, e luz para nossos pés;

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."  (Salmos 119 : 105)


94. Transforma as trevas em luz;

"E a terra do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face das águas."  (Gênesis 1 : 2).

95. Trabalha em comunhão com o nosso espírito;

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."  (Romanos 8 : 13)

96. É o Reino de Deus que é chegado até nós;

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."  (Romanos 8 : 13)

97. Nos tornam “um” com Deus no espírito por meio da comunhão diária;

"Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim."  (João 17 : 23)

98. É promessa de Deus para que possamos servi-lo;

"E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito."  (Joel 2 : 29)



"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes." (Atos 1 : 4)


99. É para edificação da Casa de Deus;

"Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja."  (I Coríntios 14 : 12)


100. Faz com que os membros do corpo obedeçam à cabeça;


"Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis."  (I Coríntios 12 : 18)





[ Qualidades do Espírito Santo extraído do livro "nos passos de Jesus"]