“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo...” [2 cor 10 3-5].




             Depois que estamos libertos o diabo afronta o nosso mental com a finalidade de  desequilibrar o nosso emocional. Ter ou ser uma pessoa mentalmente saudável está diretamente ligado a ter uma boa fonte saudável. Quem é ou procura ter uma mente saudável consequentemente terá também uma vida e um emocional saudável. Porém, há na vida de todos uma oposição que é o diabo que se levanta contra toda sorte de pensamento saudável em nossa mente sobre nós mesmos por isso a importância de se ser mentalmente forte para que quando vier as afrontas o diabo venha cair por terra.         



"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6 : 12)



            O diabo afronta todos os pensamentos saudáveis que há dentro de nós oriundos de uma fonte saudável que é Deus. Ser uma pessoa bem fundamentada e mentalmente forte é de suma importância para nossa caminhada com Deus na fé contra o diabo. Se conhecer e se examinar nos fará mais aptos ou habilitados para lhe darmos com as afrontas do diabo que se utiliza das marcas do nosso passado. O diabo usa como dardos as marcas “obsoletas” do passado [graças a Deus por meio de nossa fé] para nos afrontar mesmo sendo estas obsoletas. Por isso se conhecer e se examinar nos fará mais aptos ou habilitados para lhe darmos com as afrontas do diabo que se utiliza das marcas do nosso passado.




"Mas o mantimento sólido é para os perfeitos [ os que procuram se conhecer diariamente], os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados [ se examinam] para discernir tanto o bem como o mal." (Hebreus 5 : 14) 




           A nossa guerra também é na mente. A nossa mente é um campo de batalha onde o estilo de vida que temos ou vivemos é de suma importância para sua preponderância contra o inferno, ou seja, a preponderância mental sobre as afrontas do inferno está diretamente ligada a sua nutrição. Nutrir nossa mente de pensamentos saudáveis oriundos de Deus, comunhão, intimidade, oração, sinceridade, vida saudável, auto-exame... É um fator primordial para que venhamos ter preponderância mental contra as afrontas do inferno que muitas vezes se utiliza das marcas do passado.




"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4 : 8)



             Portanto, ter uma mente saudável depende de termos uma vida saudável em comunhão com Deus. Os bons pensamentos são oriundos de uma vida com Deus diariamente. Deus é a nossa fonte inesgotável de tudo que é bom, justo, agradável, verdadeiro, puro, santo etc. Resistir às afrontas do inferno em nossas mentes é importante sim, mas procurar se nutrir de uma vida saudável por meio de uma comunhão com Deus, intimidade, oração, sinceridade, vida saudável, auto-exame... É mais importante ainda para que a cada dia venhamos ter ou ser mentalmente fortes e aptos e habilitados para lhe darmos com as afrontas do inferno que se utiliza do nosso passado para nos afrontar esperando um desequilíbrio emocional.


“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo...” [2 cor 10 3-5].