"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."  (Efésios 6 : 12)


      Depois que vamos para os caminhos da fé temos que nos habituar com um novo padrão de vida - e graças a Deus por este padrão. Padrão este oriundo de uma libertação de escravidão espiritual resultado da nossa fé em Deus por meio dos trabalhos realizados no Cenáculo do Espírito Santo. O diabo não para de trabalhar - e nem nós que somos da fé - ele se utiliza de um novo campo de batalha após a nossa libertação. Ele se utiliza desse novo campo de batalha que nada mais é que o mundo espiritual para nos afrontar com as marcas do passado para nos fazer retroceder, duvidar, temer ou causar algum tipo de descontrole ou desequilíbrio emocional por isto a importância de se conhecer e procurar ser uma pessoa bem fundamentada. 


"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."  (I Coríntios 3 : 11)     


                Se, por exemplo, você é uma pessoa que foi liberta da bruxaria, feitiçaria, prostituição, imoralidade, crime, vícios, drogas, idolatria, maldade, inveja, orgulho, malícia, cobiça etc. O diabo irá partir para uma nova afronta por meio de um novo campo se utilizando de seus dardos para que não vejamos a nossa libertação ou, para que não olhemos com os olhos da nossa libertação [ de leão], mas com os olhos dele [de gato].


"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."  (Hebreus 12 : 2)   


"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)


              Vigiar o que se pensa é essencial para àqueles que foram libertos, pois o diabo parte para um novo campo de batalha a fim de nos afrontar com as marcas do passado:  bruxaria, feitiçaria, prostituição, imoralidade, crime, vícios, drogas, idolatria, maldade, inveja, orgulho, malícia, cobiça etc. Embora libertos, ele nos afronta com as marcas do passado ou passado a fim de causar uma dúvida, medo, desequilíbrio ou descontrole da fé.   
      

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)

               
              Portanto, ser ou procurar ser uma pessoa bem fundamentada dentro e fora é de suma importância. Se conhecer e se auto examinar diariamente é uma excelente arma para que a cada dia sejamos mais e mais fundamentos em nossa fé. Não olhar como um "gato", mas com os olhos de "leão", pois é assim que Deus nos faz para espantar todo mal nos fará pessoas maduras ou, que tem maturidade para lhe dar com as afrontas do inferno, satanás, diabo, inimigo... Que não quer que cheguemos até o fim libertos e que muitas vezes semeia pensamentos de "queda" para nos fazer retroceder e não deleitarmos de uma vida de salvação com Deus até a nossa velhice como Noé, Abraão e Moises...    


"E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu."  (Gênesis 9 : 29);

"E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;"  (Gênesis 25 : 8);

"E disse o SENHOR a Moisés: Eis que dormirás com teus pais..."  (Deuteronômio 31 : 16)