CAPÍTULO 16
 Samuel
1  ENTÃO disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
10  Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.
11  Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
12  Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.


Certeza natural e certeza espiritual/fé são as mesmas coisas?


           Depois que vamos para fé ou para os caminhos da fé é importante aprendermos isto também, pois, a palavra de Deus fala que nosso inimigo é astuto e ardiloso, ou seja, sabe enganar as pessoas. A bíblia o chama de o pai da mentira ou enganador, mas, também, em nosso favor temos as melhores armas do mundo contra as “incertezas” que às vezes nos deparamos em diversas áreas em nossas vidas seja espiritual, sentimental, financeira etc. A palavra de Deus nos abençoa com àquele que nos guia em toda verdade além deste mesmo testificar, assegurar, confirmar... Em nosso espírito a verdade ou enganação que está diante de nós. Pois bem, diante deste cenário onde a certeza é algo fundamental para a caminhada saudável da fé nos deparamos com a seguinte questão: “certeza natural” ou “ certeza espiritual/fé” qual das duas tem fluído mais de dentre de nós ou qual a diferença entre estas?

          Na passagem bíblica acima temos um “maravilhoso” caso onde poderemos entender o que é a certeza natural e a certeza espiritual. Este trecho bíblico relata – em poucas palavras - a seguinte história entre Deus e o Profeta Samuel: Deus o envia a casa de Jessé o Belemita porque dentre os seus filhos “Um” seria consagrado rei em Israel. Considerando o texto bíblico acima e a situação em que o profeta Samuel se encontrara a pergunta para nós é a seguinte: “como o profeta Samuel iria saber quem ungiria como rei de Israel ou de que forma seria a certeza dele natural ou espiritual/fé?”.     

          Deus disse que o faria saber, porém, de prima face [Que se pode verificar de pronto, sem ser preciso maior exame.] já é nítida a nossa tendência por meio do profeta Samuel em olhar com os olhos da carne ou querer obter a certeza por meio dos frutos e não por meio espiritual que é por meio da fé. De prima face o profeta Samuel já ungiria o primeiro, pois este segundo o profeta já tinha todos os frutos.



“E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” [1 Sm 16 6-7].
   

       Deus em seguida o adverte sobre a sua forma de “ter certeza” e este em seguida com uma nova lição ou visão agora continua seu trabalho de “quem ungirá” rei de Israel. Jessé então continua passando seus filhos perante o profeta Samuel e este – agora – em espírito continua seu trabalho até que passam todos e nada de vim àquela certeza que já não é mais pelos frutos e sim àquela que vem do alto, que vem de Deus em espírito por meio da fé.



Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.” [1 Sm 16-10].



                Por fim faltava “um” que estava apascentando as ovelhas e o profeta Samuel pediu que lhe o trouxesse e já não mais pelos frutos e, sim, pela àquela certeza que vem do alto o profeta viu a Davi e o consagrou rei de Israel e depois desta lição divina aprendeu a discernir a certeza natural e a espiritual que é por meio da fé.


Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.” [ Sm 16-12]




Relevâncias sobre a Certeza natural.

  • É da carne;
  • É nítida aos olhos dos que são da carne;
  • Não precisa ser espiritual ou de Deus para ter esta “certeza[!?]”;
  • Não é por meio espiritual;
  • Não é por meio da fé;
  • Não há testificação, o asseguro, a certeza de Deus em nosso espírito;
  • Não tem nada de Deus nela;
  • Não é sustentada por Deus e sim pelo sentimento ou carne da pessoa;
  • Quem tem este tipo de certeza é porque raramente ou quase nunca tira um tempo diário para com o Deus de cada dia.
  • Etc.



Relevâncias sobre a certeza espiritual ou certeza da fé:



  • É de Espírito/espírito;
  • É de Fé em Fé;
  • Tem a testificação, asseguro confirmação do Espírito de Deus em nosso espírito;
  • É nítida aos olhos dos que são espirituais e não carnais;
  • Normalmente nos surpreende;
  • É revelada por Deus;
  • Quem tem dificuldade de ter este tipo de certeza é porque tem dificuldade de ter comunhão com Deus diariamente, visto que, esta é espiritual que é por meio da fé.